Manter o calendário vacinal em dia é essencial para proteger a criança contra doenças graves e saber que existem diferenças entre os esquemas do SUS e da rede privada ajuda os pais a fazer escolhas informadas.
O SUS segue o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com vacinas gratuitas e disponíveis em todo o país para proteger a população contra mais de 20 doenças graves.
Já a rede privada segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), oferecendo uma variedade mais ampla de imunizantes e, em alguns casos, esquemas mais completos ou com proteção expandida (como rotavírus pentavalente, pneumocócica com mais sorotipos e vacinas adicionais).
Independentemente de onde a vacinação seja feita, o importante é garantir que a criança esteja protegida conforme sua necessidade individual e orientação médica.
Manter a caderneta vacinal sempre atualizada é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde e do futuro das crianças!
Resp. Tec. Rafaella Mousinho - CREMEC 17277 | RQE 9647 - Pediatra
Rua Monsenhor Bruno, 1153, 10º Andar, Aldeota
(85) 3039-4009
Fortaleza - Ceará